Get Adobe Flash player

Consultoria FBS

Consultoria FBS

Concorrência e a Arte da Guerra

Postado por Fabiano Santos de Souza
Fabiano Santos de Souza
Fabiano Santos é consultor de gestão e negócios credenciado pelo Sebrae. É sócio da FBS Gestão e Negócios e at...
Usuário está offline
em Quinta, 28 Junho 2012 em Empreendedorismo

 

O momento que o Brasil atravessa é muito propício para tratar do assunto CONCORRÊNCIA. Estamos indo cada vez mais rápido na direção que nos levará ao clímax do desenvolvimento econômico. Somos uma nação sob plena observação pelas demais potências mundiais e a nossa forma de pensar e agir estão sendo questionadas e analisadas. Esta situação nos remete a um detalhe importante: o que estamos fazendo em relação a isso?

É certo que os nossos últimos governos vêm acertando o passo rumo ao desenvolvimento. Construindo uma nova forma de reapresentar esta nação perante as demais, principalmente em relação as mais ricas. Com isso, a nossa sociedade vem sendo fortalecida e o nosso mercado tem demonstrado um crescimento cada vez mais organizado. Tal correspondência nos brindou com dois grandes eventos esportivos nos próximos anos, isto é, uma Copa do Mundo e uma Olimpíada.

Com tanta disposição para crescer, vivemos momentos de grande mobilização e superação diante de tantos problemas. Estamos sofrendo com os males gerados por mais de 40 anos de sucumbência em diversas áreas estratégicas como saúde, educação, infra-estrutura, política, economia, tributária e outras. Esses pontos de sucumbência foram responsáveis pela baixa capacidade de oferecer concorrência aos mercados externos mais desenvolvidos e mesmo em relação aos de países considerados menos desenvolvidos.

É chegada a hora, então, de nos darmos conta das nossas verdadeiras possibilidades. Visualmente, somos uma imensa nação unida que aceita a representatividade nacional existente com orgulho de ser um país repleto de riquezas naturais e de tamanha diversidade cultural. O mundo nos vê grande em território e começa a nos ver cada vez maior como economia de mercado, mas a voz que ecoa nas massas ainda não despertou para esta consciência geopolítica. É preciso despertar para a luta que vamos travar com mais intensidade nesta década. Aos que nos observam com cuidado, devemos mostrar as nossas armas. Assumir nossos postos e oferecer resistência aos que não nos querem como uma grande nação mundial.

Por estes motivos é preciso desenvolver uma consciência belicosa ou direcionada de forma estratégica para uma postura mais incisiva no mercado e nas questões macroeconômicas, que dê ao brasileiro comum a oportunidade de assumir uma condição diferenciada na história da sociedade até o fim deste século. O termo guerra não é uma forma de trazer elementos agressivos aos pensamentos de cada um, mas somente uma indicação que a postura deve ser mudada em função da importância dos nossos interesses, enquanto nação e povo brasileiro.

Guerra do Paraguai 1864-1870

Não há sequer uma incitação para a guerra no contexto deste artigo, pois somos e devemos continuar sendo uma nação de paz e harmonia entre os povos. O nosso propósito é discutir os conceitos de guerra que foram desenvolvidas ao longo da história da sociedade e a aplicação destes estudos na concorrência de mercado, sendo apresentadas situações históricas e identificando princípios que se assemelham com as desenvolvidas na área empresarial. As guerras são o resultado de divergências de ordem abstrata, provenientes de uma particularidade lógica sustentada no cotidiano de partes que não se opõe até o momento de se declararem interessadas neste elemento particular. O papel exercido por cada uma dessas forças antagônicas e dinâmicas proporciona uma intrincada base de conhecimento que debruça pelas mais diversas áreas do conhecimento antigo e moderno. Ao passo que, por este motivo, tal correlação nunca estará em desuso.

 

 

Blog postado em R. Tabaiaras, 340-432 - Ilha do Retiro, Recife - PE, 50750-230, Brasil Ver mapa grande
Fabiano Santos é consultor de gestão e negócios credenciado pelo Sebrae. É sócio da FBS Gestão e Negócios e atua há mais de cinco anos como consultor, tendo também dirigido empresas na área administrativo-financeira. Possui ampla formação acadêmica voltada para o mundo corporativo. É Mestre em Engenharia de Produção com ênfase e Sistema de Apoio à Decisão e Logística pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Formado em Administração, possui ainda Pós-graduações em finanças e controladoria empresariais.

Comentários

Para fazer um comentário, você precisa estar conectado. Clique AQUI e faça seu login.

Login



Conta do Usuário


Selecione o Produto:

Cursos Cadastrados